Veja os eventos e shows
em nosso Instagram

Checklist: Como Organizar Um Festival de Música De Sucesso!

Como organizar um festival de música? Checklist completo para produtores de eventos

Indice

Quer saber como organizar um festival de música de sucesso? Então, preste muita atenção aos detalhes, como o local, o público-alvo, os equipamentos, a infraestrutura e a divulgação. É crucial acompanhar todas as etapas do planejamento e da execução do evento, para garantir que tudo saia conforme o esperado.

Um festival de música bem organizado traz resultados positivos tanto a curto quanto a longo prazo, mas para isso é preciso ser cauteloso e estratégico no planejamento de como organizar um festival de música inesquecível.

Por isso, neste post, vamos pontuar todos os itens essenciais de como organizar um festival de música, em um checklist completo! Ele vai te ajudar antes, durante e depois do evento, além de facilitar a sua organização como um todo. Leia e confira!👇

Checklist: o guia essencial de como organizar um festival de música incrível!

Para quem quer saber como organizar um festival de música, não pode deixar de conferir as nossas dicas de checklist. Com ele, você vai planejar todos os detalhes do seu evento, desde a escolha do local, dos artistas, da divulgação, até a venda de ingressos e o pós-evento.  

Não importa se o seu festival de música é de pequeno ou médio porte, ou se é voltado para um público específico ou geral. O nosso checklist vai te ajudar a criar um festival de música inesquecível, que vai atrair e encantar os seus participantes.

Ele é uma lista de verificação que abrange todos os itens necessários para a realização de um evento, desde a organização até a execução. Uma ferramenta como essa é de extrema importância para garantir que o projeto alcance seus objetivos!

Organize as informações e documente tudo

Comece criando uma planilha com os seguintes campos: 

  • nome do evento;
  • data;
  • local;
  • público estimado; 
  • divulgação;
  • venda de ingressos;
  • objetivos;
  • atividades programadas e monitoradas. 

Na descrição, inclua informações como responsável pela atividade, fornecedor, contatos, situação, prazo para concluir, pagamentos e observações. 

 Escolha o nome do festival de música

Opte por um nome que seja fácil de lembrar e entender, que se conecte com o público-alvo e que desperte curiosidade. Uma dica é explorar temas que estejam em alta no mercado, novidades e diferenciais para o seu evento. 

O nome do evento é essencial para conquistar potenciais participantes, pois é o primeiro contato que eles têm com o seu festival.

Data de Realização 

Definir a data com antecedência é primordial para garantir que você tenha tempo suficiente para planejar o evento, divulgar e vender os ingressos.

Local do evento

Escolha um local de fácil acesso, com toda a infraestrutura que seu evento precisa – como assentos, palco, segurança, púlpito, iluminação, acústica. Verifique se o ambiente está bem conservado, decorado e acessível para o público. 

Público estimado

Estime o número de participantes de acordo com o espaço disponível no local escolhido. Não ofereça mais ingressos ou inscrições do que a quantidade de lugares, pois isso pode gerar problemas de excesso de pessoas e descontentamento do público presente. Mesmo em locais onde não há lugar definido, a circulação dos presentes é muito importante.

Objetivos principais

Um dos itens mais importantes para quem quer saber como organizar um festival de música é definir as metas.

Para começar, é fundamental estabelecer as metas que você deseja alcançar. Defina os indicadores que irão medir, em números, os resultados obtidos. 

O seu evento tem como propósito promover algum trabalho? Captar parceiros? Capacitar pessoas? Reflita sobre isso para direcionar seus esforços para o que realmente interessa.

Atividade e descrição

Registrar as ações relacionadas ao evento é importante para garantir um melhor planejamento, organização, execução e avaliação do evento. Além disso, o registro permite acompanhar o desenvolvimento de cada etapa, controlar os recursos, identificar os problemas e as soluções, e documentar as experiências e os resultados.

Equipe responsável

Indique os nomes das pessoas encarregadas de cada atividade listada. Essa informação é essencial para garantir que todos os itens do checklist sejam acompanhados e cumpridos.     

Seleção de fornecedores

Faça orçamentos com fornecedores que você já conhece ou que foram recomendados. Não tenha pressa para escolher, mas considere que alguns fornecedores exigem meses de antecedência para garantir a data. 

Informe neste campo o nome do fornecedor que corresponde à atividade, nos casos em que isso se aplica. Assim, você pode acompanhar melhor o trabalho deles.

Lista de Contatos

Crie uma lista com o telefone e o e-mail de todos os responsáveis e fornecedores do evento, organizados por atividade. Isso facilita a comunicação e o controle de cada etapa do evento.

Deadline: data para conclusão 

Estabeleça um tempo limite para cada atividade e verifique frequentemente essa informação, prevenindo, assim, que contratempos interfiram no planejamento do festival.

Situação presente (status)

Atualize este campo constantemente conforme as atividades sejam realizadas. Defina status para que seja fácil visualizar se os prazos estão sendo cumpridos ou se haverá atrasos. Você pode utilizar os seguintes: pendente, em andamento e concluído.

Mantenha este campo sempre atualizado conforme cada uma das atividades  vão sendo executadas.

Lista de serviços contratados com valores e prazos de pagamento

Confira sempre a lista completa de serviços contratados e suas informações de valores e prazos para pagamento. Mantenha-se organizado e evite atrasos em suas obrigações financeiras.

Inclua observações

Utilize este espaço para inserir todas as informações complementares que possam enriquecer as opções disponíveis na lista de seleção.

Realize eventos de sucesso com a Checon Locações

A Checon Locações é uma empresa com mais de 23 anos de experiência no segmento de locação de móveis para eventos. São mais de 100 mil itens em estoque e um departamento de produção personalizado, a Checon Locações é referência na organização de eventos em todo o Brasil. 

Presente em mais de 30 mil eventos realizados nas principais capitais do país, a empresa se destaca por oferecer soluções personalizadas para cada cliente. Pelo segundo ano consecutivo, a Checon Locações marca presença no MITA RJ e SP, consolidando sua posição como líder do mercado de locação de móveis para eventos. 

Agora que você já sabe como organizar um festival de música, que tal entrar em contato para falarmos sobre locação de imóveis para eventos? Obtenha soluções personalizadas agora mesmo: converse com nossos especialistas pelo 📞(11) 98309-0180 ou (11) 3981-3151 e saiba mais sobre o que podemos oferecer para tornar o seu evento um sucesso!

Search

Fale com a Checon!

Posts Recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Checon Locações

Atendimento Checon Locações
5511983090180
Checon Locações Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×