Os Eventos Corporativos ou empresariais fazem parte de uma ou mais estratégias de marketing, que tem como ferramenta a reunião e fomentação da interatividade entre profissionais e stakeholders.
A realização de eventos empresariais visam atender objetivos específicos, como treinar uma equipe, ou simplesmente criar, de forma subjetiva, um ambiente propício para trocar ideias e disseminar conceitos.
Existem vários tipos de eventos corporativos, e é na fase de planejamento que a empresa decide pelo formato mais adequado em razão dos seus objetivos e critérios específicos, como custo e resultado esperado.
No texto de hoje, vamos listar os 10 tipos de eventos corporativos mais comuns, para que você avalie qual o melhor modelo para a estratégia que será aplicada na sua empresa. Continue a leitura 👇
10 Tipos de Eventos Corporativos
Conhecer quais são os tipos de eventos corporativos mais comuns, e entender como cada um pode contribuir com a estratégia do seu negócio, é importante para alcançar facilmente os objetivos propostos e gerar uma experiência agradável para os convidados.
Veja a lista com os 10 tipos principais:
1. Congresso
Os congressos são eventos corporativos de médio e grande porte, nos quais uma ou mais pessoas são responsáveis por conduzir a apresentação e aprofundamento em um tema.
Esse tipo de evento ocorre durante alguns dias, em que o tópico central é abordado de forma geral e depois vai sendo destrinchado por olhares e concepções diversas.
2. Conferência
A conferência é outro tipo de evento corporativo para debruçar-se em cima de um assunto e investigá-lo de forma minuciosa. Mas, seu objetivo principal é criar um debate para encontrar soluções para determinado(s) problema(s).
Isso quer dizer que as conferências têm um sistema de exposição de ideias e troca que nos congressos, por exemplo, não existe.
3. Convenção
As convenções também são eventos corporativos mais longos, mas diferente dos congressos, possuem assuntos diversos a serem destilados e a interação do público com o intermediador do evento é maior.
Um exemplo de convenção empresarial são as reuniões de fim de ano das grandes empresas, com o objetivo de analisar os resultados obtidos durante o período, alinhar estratégias e definir objetivos futuros.
O público desse tipo de evento são os próprios colaboradores da empresa; em sua maioria, diretores, gestores, líderes e o time comercial.
4. Feira
A feira é uma modalidade de evento muito conhecida e usada para vender e lançar produtos no mercado, além de promover a marca aproximando-a dos consumidores e potenciais clientes.
Esse é um dos tipos de eventos corporativos em que as empresas estão mais presentes, pois é um momento propício para apresentar tendências, criar networking e fechar parcerias.
5. Fórum
O fórum é mais um dos tipos de eventos corporativos que são criados para discussão de um tema, mas aqui o debate é protagonizado por um grupo de profissionais com visões diferentes.
Assim, é criado um diálogo rico de informações para a tomada de decisões e criação de estratégias posteriores.
6. Mesa-redonda
A mesa-redonda é um evento parecido com o fórum, mas nesse tipo de disposição, o grupo que cria o debate é formado por especialistas no assunto em pauta.
Outra característica desse tipo de evento é que ao final do debate, abre-se alguns minutos para que o público faça perguntas aos especialistas e enriqueça ainda mais a experiência de todos.
7. Palestra
A palestra, assim como as feiras, é muito conhecida como um evento corporativo marcante e interessante para negócios que desejam engajar e se aproximar de seu público.
Seu objetivo principal é ensinar a plateia, e por isso, é muito comum que alguns negócios façam eventos de palestras internas, para passar diretrizes da empresa aos seus colaboradores.
8. Seminário
O seminário tem como objetivo capacitar o público, que terá contato com um interlocutor especializado no tema proposto para debate, e poderá ser impelido a realizar atividades relacionadas.
Aqui, um dos pontos mais marcantes é que o seminário possui uma ordem para que o assunto seja destrinchado, passando por exposição, discussão e conclusão.
9. Treinamento
Parecido com a palestra, mas com maior interação dos participantes, o treinamento é também um dos eventos corporativos que tem como objetivo informar e educar seu público.
Assim, após a exposição teórica, são realizadas atividades pertinentes ao tema proposto para fixar o conteúdo e reforçar o aprendizado.
10. Workshop
O workshop é exatamente o que a sua tradução sugere: uma oficina, na qual há troca de experiências e as pessoas envolvidas colocam “a mão na massa”.
Neste tipo de evento corporativo, o especialista expõe técnicas e modos para prática do tema proposto, e os participantes tentam reproduzi-las.
Esses foram os 10 tipos de Eventos Corporativos mais comuns, suas dinâmicas e objetivos que atendem.
Preparar Eventos Corporativos pode ser bom tanto para a empresa quanto para seus colaboradores e/ou parceiros de negócios, e alguns podem ser realizados de forma presencial ou à distância.
Conheça a Checon: seu parceiro em eventos corporativos
A Checon é uma empresa completa com mais de 20 anos de experiência como parceira na realização de grandes eventos, inclusive corporativos, como feiras, shows, congressos e afins.
Dispomos dos serviços de locação de mobiliário, octanorm e climatização de ambientes, com foco em oferecer a melhor experiência para cada cliente, independentemente do tipo de evento.
Você quer aplicar a realização de Eventos Corporativos como uma técnica em seu negócio e precisa de um parceiro responsável? Fale com nossos especialistas e saiba mais. 📞 (11) 98309-0180 ou (11) 3981-3151